Em busca do sixpack, você se enche de coragem e faz muitos abdominais todos os dias? Se a resposta for positiva, o sonho do tanquinho fica mais distante.
Não é o seu esforço que estamos colocando em cheque. Porém, lembre-se do ditado: tudo o que é demais estraga. Fazer abdominais diariamente é só um dos erros que você comete na hora de trincar o abdômen. Para que cada gota de suor valha a pena, leia abaixo:
1. Errar na execução
Manter a postura correta é importante para não causar nenhuma lesão. Peça ao instrutor da academia que verifique se você está fazendo direitinho o movimento. O erro mais comum é forçar o pescoço para impulsionar a subida do movimento, ao invés do abdômen. Resultado: dor na nuca e nada de gominhos na barriga.
2. Muitas repetições
Quanto mais melhor? Nem sempre. Repetições curtas e intensas são melhores para a definir essa região.
3. Não respeitar o tempo de descanso
Músculos não são construídos durante o exercício e sim, depois. É justamente durante a pausa entre um treino e outro que a musculatura se regenera e ganha volume. Por isso, faça abdominais a cada um ou dois dias. No intervalo, que tal o bumbum ou dar uma atenção aos braços, hein?
4. Não variar o exercício
Fazer atividade física tem a ver com estímulos também. Os músculos não gostam de atividades repetidas. É necessário mudar o treino com frequência e, o mais importante, aumentar o desafio. Acrescentar repetições ou peso já vai causar uma boa diferença.
5. Treinar força e esquecer a resistência a.k.a. suor
Treinos de força são realmente ótimos para trabalhar a musculatura. Mas, em paralelo a ele é preciso perder gordura. Ao menos três vezes por semana inclua na rotina de treinos uma sessão de suar a camisa com exercícios aeróbicos. Aulas de dança e spinning são milagrosas parar derreter calorias!
6. Esquecer a lombar
Os músculos lombares precisam estar fortalecidos para que a execução não só de abdominais, como de agachamentos e diversos outros movimentos, sejam realizados corretamente. Pense em seu corpo como um circuito interligado e exercite sempre o todo, não só uma região especificamente.
7. Achar que abdômen é só a "barriguinha"
Muitas vezes negligenciados, os oblíquos são parte importantíssima do core e região abdominal. Alterne entre os exercícios e estimule-os também!
Leia mais sobre fitness e treinos aqui:
7 dicas para cumprir as resoluções fitness de Ano-Novo
O que o Pilates pode fazer pelo seu corpo
10 dicas para fazer a malhação valer a pena