Ao começar uma dieta, temos como objetivo o peso ideal (não sabe o seu? A gente ajuda a calcular), mas o que muitas vezes esquecemos é: o que fazer depois de atingir essa meta? A nossa primeira reação é pensar “Eu mereço um(a) [complete aqui com alguma comida deliciosa]”, e é exatamente aí que erramos. Não é exatamente incorreto pensar que depois de um grande esforço você tem direito a recompensas, mas é preciso mudar a mentalidade de que essa recompensa é, necessariamente, amor em forma de comida.
Para conseguir emagrecer, você geralmente faz novas escolhas à mesa, mas e depois? O que é preciso para manter o peso? Calma, querida leitora, que a gente te mostra a luz no fim da dieta!
No prato
Acima de tudo, a sua alimentação deve ser balanceada. Não adianta achar que, agora que você emagreceu, está tudo liberado. A nutricionista Talitta Maciel alerta para a manutenção do cardápio equilibrado: “A alimentação de quem alcançou o peso ideal deve ser mantida com a reeducação alimentar. Não se deve abandonar os bons hábitos adquiridos no processo de perda de peso”.
Por isso, ao atingir a meta, nada de relaxar e esquecer todo o percurso até aqui! O nutrólogo Romualdo Lima dá algumas orientações sobre alimentação para você não sair da linha: “Para a manutenção de peso, a dica é não exagerar na quantidade e na frequência do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura. É necessário evitar principalmente os alimentos industrializados, sempre prontos nas prateleiras de supermercados e nas vitrines de padarias e confeitarias”.
Ele também indica o consumo de alimentos orgânicos, em especial frutas ricas em fibra e água como melão e melancia. Para repor os nutrientes, a aposta tem que ser nas hortaliças, legumes e verduras, que devem estar presentes no cardápio diariamente.
Em movimento
Não só o exercício é um ótimo aliado na perda de peso, como também é excelente para ajudar a manter as novas medidas conquistadas. “Ele atua como um componente de motivação, mantém o metabolismo em alta, diminui o acúmulo de gordura corporal e aumenta a massa muscular”, aponta Lima.
Mas os benefícios das atividades físicas não param por aí, já que, além de ajudar a manter a forma, elas são essenciais para diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de relaxamento. Isso ajuda a evitar a famosa gula, muitas vezes causadas por excesso de nervosismo ou tensão.
Acima de tudo: equilíbrio!
O grande segredo da manutenção do peso está no equilíbrio. O excesso ou na alimentação ou nas atividades não resultará na estabilização do peso, então tenha em mente que é preciso gastar o que você come. “A ingestão de alimentos saudáveis, assim como ter horários regulares e praticar atividades físicas de forma balanceada, evitam a retomada do peso perdido”, comenta Talitta Maciel.
E lembre-se: mais do que uma dieta, manter o corpo em dia é apostar na vida saudável!
Leia Mais!
Receitas vegetarianas: go green com pratos sensa!
Dieta vegana: o segredo de Beyonce para perder peso
27 perguntas que vegetarianas não aguentam mais ouvir
10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia
Descubra o poder da vitamina A para a saúde