Eles dão aquela turbinada na dieta, aceleram o metabolismo e ainda dão disposição extra para o treino. Estamos falando dos alimentos termogênicos, ótimos coadjuvantes na hora de enxugar quilinhos. “Os termogênicos fazer com que o corpo gaste mais energia, queimando mais calorias”, explica Elaine Dias, especialista em nutrição clínica.
Antes de correr para o supermercado e encher o carrinho de pimenta vermelha, gengibre, canela e chá verde (veja abaixo outros exemplos), saiba que a ingestão desses alimentos não é 100% liberada. Elaine adverte que “há um grande grupo que deve evitá-los: cardiopatas, hipertensos, crianças, gestantes e pessoas que sofrem de gastrite ou insônia”. E mesmo quem está fora desta lista precisa maneirar no consumo. Em grandes doses, os termogênicos podem causar dor de cabeça, enjoo e aumento da pressão.
É importante reforçar também que os alimentos termogênicos sozinhos não fazem milagre. Concilie com uma dieta balanceada e exercícios físicos e os resultados virão.
Invista nestes termogênicos
Use o gengibre e a pimenta para temperar carnes, sucos e saladas. O chá verde pode ser consumido antes das atividades físicas. Conheça alguns dos principais termogênicos:
- Pimenta vermelha
- Gengibre
- Chá verde
- Canela
- Mostarda
- Guaraná
- Linhaça
- Café
- Acelga
- Couve
Tome nota: saladinha termogênica fácil e leve
A nutricionista Elaine Dias indica uma receita básica com função termogênica. Rende quatro porções:
Salada de broto de alfafa
Ingredientes
4 folhas grandes de alface
150 gramas de brotos de alfafa
2 talos de aipo picados
1/2 pepino japonês grande em cubos
2 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de semente de linhaça triturada
Modo de fazer
Distribua as folhas de alface entre quatro pratos. Lave bem os brotos e misture com o aipo e o pepino. Coloque sobre a alface, regue com o vinagre e salpique a linhaça.