Livia Moore é membro de uma das mais bem sucedidas plataformas de e-commerce do mundo, a Tictail. Nossas irmãs do sofeminine.co.uk conversaram com ela e pinçaram dicas de empreendedorismo que podem facilitar a vida de jovens mulheres ansiosas por sucesso no negócio próprio.
1. Qual a qualidade mais importante que uma mulher precisa ter para se tornar uma empreendedora de sucesso?
“Confiança. Antes de mais nada, acredite na sua ideia e na sua capacidade de desenvolvê-la. Determinação e paixão pelo que faz, além do fato de ser uma visionária também são pontos importantes, mas nada chega aos pés de ter auto confiança. Principalmente pelo mundo dos negócios ser dominado por homens, é necessário que você seja firme o suficiente par enfrentar os desafios".
2. Qual o obstáculo mais difícil que as mulheres enfrentam quando decidem empreender?
"A parte do financiamento. Levantar capital é um processo demorado e complicado. Prepare-se para lidar com todos os tipos de investidores".
3. Qual é o pior erro que podemos cometer como empreendedoras?
"Ter medo de falhar. É errando que aprendemos a melhorar, aprendendo e corrigindo nossos erros. Por isso é importante quebrar as regras e sair da zona de conforto".
4. Como fazer para que o projeto de uma jovem empreendedora desperte o interesse dos investidores?
"Tenha as pessoas certas trabalhando com você na sua empresa. Uma equipe incrível pode te ajudar a obter resultados surpreendentes".
5. Qual a pergunta que devemos fazer a nós mesmas antes de entrarmos no ramo do empreendedorismo?
“'Existe alguma coisa no mundo que eu prefira fazer do que isso?' é uma boa pergunta. Se a resposta for sim, é melhor considerar que talvez você não se dedique tanto ao seu empreendimento, ou que o esforço não valha tanto a pena. Se o projeto é a realização de um sonho, vá em frente!".
6. Como e quando devemos perceber que é o momento de desistir do projeto?
"Minha melhor dica é sempre prestar atenção nos dados antes de começar a trabalhar em um projeto. Tome decisões baseadas em dados, e não desenvolva nada que não melhore suas métricas. A principal questão é: em vez de perder seu tempo trabalhando em um projeto que você de repente percebe que não está rendendo nos seus negócios, tente colocar a sua ideia em prática em menor escala, a fim de obter o maior número de dados possível. Analise tudo o que você conseguir e, então, comece a executar seu projeto. Se perceber que não dará certo, explore outras opções!".
Recapitulando...
1. Confie em si mesma;
2. Saiba trabalhar com financiamento;
3. Não tenha medo de falhar;
4. Trabalhe em equipe;
5. Faça o que você ama;
6. Confie nos números.
Falando em empreendedorismo...
- Jovens empreendedoras: CEO's antes dos 30
- Microempreendedor individual: como começar um negócio
Quer turbinar a vida profissional? Chegue mais:
- Mon-Fri high! 10 passos para ter motivação no trabalho
- Acorde cedo e vista-se para impressionar! 10 hábitos das mulheres bem-sucedidas
Mente sã, corpo são (no escritório):
- Aproveite o trajeto ao trabalho para estimular o cérebro
- 8 maneiras de aumentar a autoconfiança!
- Ohmmm! 5 mandamentos para ter mais paciência
- Mente brilhante: dicas para ser mais criativa e dar um up na vida!