É um clássico que acontece com muitas mulheres ao redor do mundo. Sua gravidez – ou outro grande acontecimento – lhe deixa com um ‘buraco’ de alguns anos no currículo. E então, o que dizer para o recrutador quando você decide voltar a trabalhar?
Um estudo inédito realizado pela Universidade de Vanderbilt, nos EUA, mostra que dizer a verdade é a melhor maneira de conseguir se realocar no mercado de trabalho. Para chegar nesta conclusão, as autoras reuniram mais de 3000 pessoas para agir como “possíveis empregadores”. A única diferença entre as mulheres “procurando emprego” era sua abertura em relação a um período de dez anos sem trabalho. Algumas explicaram que a “pausa” era devida a um divórcio ou à chegada de um filho. Já as outras não davam qualquer tipo de satisfação sobre o assunto.
Os resultados assustaram até mesmo as autoras. As candidatas que ofereceram informações pessoais tinham de 30 a 40% mais chances de serem contratadas, em comparação com uma candidata equiparável que não forneceu qualquer detalhe pessoal.
"As informações pessoais não davam nenhuma indicação sobre se a mulher seria um funcionário mais ou menos produtivo. Esta informação era inteiramente neutra. No entanto, o número de pessoas que preferiam a mulher que explicou sua pausa no currículo foi impressionante”, disse Joni Hersch, coautora do estudo, ao site da Universidade.
Para ela, os indivíduos (neste caso, os empregadores) preferem riscos conhecidos a riscos desconhecidos. "Tudo se resume a isso: qualquer explicação sobre sua pausa e sua volta ao mercado de trabalho é melhor do que nenhuma explicação", acrescentou.
O estudo completo pode ser lido aqui (em inglês).
Fonte: Vanderbilt University.
Continue com a gente! :)
10 razões para se tornar uma pessoa mais produtiva
Quero sair do meu emprego, e agora?
8 dicas para você não se estressar no trabalho
Como enfrentar o primeiro dia em um novo emprego?
Ser zen no trabalho é possível – e necessário. Descubra como aqui