Toda mudança traz medo e com o emprego não é diferente. A primeira semana num emprego novo costuma ser motivo de dor de barriga pra maioria das pessoas: medo de falar a coisa errada, de passar uma má impressão, de cometer erros. A boa notícia é que há várias formas de arrasar logo na estreia - e nós entregamos tudo nas linhas abaixo.
1) Trate todo mundo bem
Ok, isso é premissa pra vida, seja pessoal ou profissional. Não importa se você está conversando com o chefe, um colega ou alguém que você nem sabe quem é: trate todas as pessoas bem. Isso fará com que você passe uma boa primeira impressão.
2) Não tenha vergonha de pedir ajuda
Você não tem obrigação de entrar no seu trabalho já sabendo tudo, mas, futuramente, o seu conhecimento será cobrado. Portanto, não tenha medo de tirar as suas dúvidas durante a primeira semana.
"Me ajude, sou pobre"
3) Nada de chegar atrasada, hein?
Saia de casa mais cedo e garanta que você vai chegar no horário. Isso demonstra interesse e respeito pelo seu novo trabalho.
4) Ajude sempre que puder
Sempre que puder, ofereça ajuda aos seus colegas de trabalho. Isso mostrará que você está disposta a colaborar com a equipe. Acredite: essas são qualidades que farão com que você seja bem vista por todos.
5) Seja organizada
Agendas, calendários, alarmes no celular... Tudo é válido na hora de manter a organização e é essencial que você crie o hábito de manter as suas atividades em ordem desde a primeira semana de trabalho.
"Hora de colocar as coisas em ordem"
6) Cuidado com relações, digamos... além do trabalho
Você está começando num trabalho novo e provavelmente conhecerá gente interessante. Ok. Só não deixe que um possível envolvimento com alguém tire o foco do que realmente interessa.
7) E, claro, vista-se da melhor forma
Sua empresa é conservadora ou desencanada? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer antes de escolher a roupa ideal para ir trabalhar. Chegar com um vestido descolado em um ambiente que exige trajes sociais não é nada legal.
"Ok, então eu não tenho nada pra vestir..."
8) Dê o seu melhor, mas não surte!
Dê sempre o seu melhor para que as coisas deem certo, mas não surte caso algo falhe de vez em quando. Cometer erros é normal, especialmente na sua primeira semana, mas isso não significa que você seja menos competente. Faça as coisas da melhor forma e arrase!
"Arrase!"
Pra quem quer ir muito além da primeira semana:
• 10 dicas para fazer networking sem flertar
• Mon-Fri high! 10 passos para ter motivação no trabalho
• Acorde cedo e vista-se para impressionar! 10 hábitos das mulheres bem-sucedidas