Não é só a pele que envelhece, não. Quando sofrem desgastes, os cabelos enfraquecem, ficam quebradiços e perdem todo o brilho. A dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP), atribui esses prejuízos a quatro fatores que você confere a seguir:
Danos químicos
Os processos de coloração e descoloração são os mais comuns. É que, quando pintamos o cabelo, ocorre a perda de proteínas causada pela oxidação de aminoácidos no fio. Com a diminuição dos níveis de queratina, ele perde força e tem seus pigmentos naturais removidos. A maciez e o brilho também ficam comprometidos.
Danos mecânicos
O simples ato de pentear as madeixas com o utensílio errado pode comprometê-las. “Pentes de borracha alteram o ponto isoelétrico do cabelo, o que leva ao desgaste da cutícula, que é a parte externa do fio, e à consequente exposição do córtex, parte intermediária”, comenta Claudia Marçal.
Danos térmicos
São consequentes do uso de chapinha e secador sem a aplicação prévia de um produto termoativo, responsável por proteger os fios do calor emitido pelos aparelhos. “A exposição da fibra capilar a altas temperaturas compromete sua estrutura e favorece a perda de água”, afirma a médica.
Danos solares
Quando expostos por muito tempo, os fios sofrem um processo oxidativo por conta da ação dos raios UV, o que afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas. Cuidado: a perda de força e brilho estão entre os prejuízos.
Ei, tem mais! Inspire-se com nossas sugestões de penteados com lenço:
Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra
Continue com a gente:
- Cortes de cabelo 2017: experts revelam as próximas tendências!
- Tesoura nele! 5 sinais de que está na hora de cortar o cabelo
- Xô, caspa! Conheça as causas e saiba como tratar o problema
- Leve na bolsa! Produtos que resolvem frizz, ressecamento, oleosidade e pontas duplas no ato
- 120 penteados com rabo de cavalo direto do Pinterest, We Heart It e afins