Por mais prevenidas que sejamos, o guarda-chuva não consegue proteger os cabelos totalmente contra a umidade e as gotas de água que insistem em cair em todas as direções. O resultado é o conhecido frizz - os fios se arrepiam, ficam indisciplinadas e volumosos.
"Os cabelos perdem a forma devido ao choque térmico", explica o hair stylist Guilherme Iedra, do salão Jacques Janine, que contou os melhores segredos para lidar com os fios rebeldes antes e depois do temporal
Guarde estas dicas para quando a previsão do tempo for de chuva ou umidade elevada.
Xi, molhou! O que fazer?
Você tem três opções para salvar o look do dia de chuva (e nenhuma delas é pirar):
1) Com os cabelos ainda molhados, aplique uma única medida de um leave in específico para o seu tipo de cabelo nas mãos -- a quantidade ideal corresponde a uma apertada na tampinha do produto. Espalhe nas mãos e depois comece a passá-lo nas pontas dos fios, em seguida, na metade do comprimento das madeixas e, por fim, pouquíssimo na raiz, para evitar que o couro cabeludo fique com aspecto oleoso.
2) Se o chuvão foi embora, e o cabelo estiver seco, outra opção é utilizar o reparador de pontas! A aplicação é igual à do leave in, ok? Um recado do especialista: "Se os cabelos estiverem molhados, opte pelo leave in. O reparador pode deixar o look com um aspecto pesado se os fios não estiverem secos, ok? Cremes hidratantes e condicionadores, nem pensar! São produtos que precisam de enxágue e não podem ficar no cabelo".
3) Justiça com as próprias mãos! "Ao passar os dedos nos fios, a oleosidade natural da pele vai umedecer e diminuir os frizz. Mas é um truque paliativo", comenta.
Pré-toró
Prevenir é melhor do que remediar: para controlar o frizz no dia a dia, lavar os cabelos direito é o primeiro passo! Assim você poderá sair por aí singing in the rain ♪ sem se preocupar.
“Quando perceberem que a temperatura vai mudar e a chuva está se aproximando, o passo a passo é semelhante. O ideal é lavar os cabelos com xampu de pH adequado, utilizar máscara e condicionador -- depois finalizar com um anti-frizz ou um reparador de pontas adequados para o tipo de cabelo e deixar os fios secarem sozinhos", sugere o especialista.
Se for secar os cabelos, opte por produtos termoativos que protegem contra as altas temperaturas do secador e da chapinha e deixam os cabelos selados, ou seja, menos suscetíveis ao frizz.
Penteados para o dia de chuva
Depois de salvar a consistência dos fios e deixar o volume do jeito que gosta, é hora de partir para um penteado que vá segurar o cabelo no lugar! Além do rabo de cavalo, do coque e de amarrar um turbante, o hair stylist recomenda a trança embutida!
Veja algumas sugestões:
"O cabelo enrolado está super na moda. O segredo é saber lavar bem e utilizar os produtos certos para conservar as madeixas. Uma dica é procurar um profissional para fazer o diagnóstico correto do tratamento mais indicado", finaliza.
Produtinhos anti-frizz para cabelos secos e molhados
Além do guarda-chuva, saiba o que você pode ter na bolsa para a operação SOS frizz:
Dica-bônus: mantenha um pente de madeira no nécessaire. Assim, a eletricidade responsável por deixar os fios em pé, desaparece.
Mais truques salva-vidas e sugestões para a cabeleira:
♦ A maquiagem borrou? Dicas para corrigir os erros de maquiagem do dia a dia
♦ Beleza pelo mundo: os segredos de beleza das coreanas
♦ Inspirações: 100 penteados para cabelos curtos
♦ Loiro: a cor-desejo do verão 2015
Gif: Giphy