Por conta de sua espessura menor, cabelos finos tendem a deixar a desejar no quesito volume – o que pode incomodar muita gente por aí. “Essa característica pode estar ligada a fatores genéticos e também ao próprio processo de envelhecimento”, justifica Angélica Pimenta, tricologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP). Alimentação com deficiência de biotina e vitamina A e B, bem como processos químicos, também têm sua parcela de culpa no cartório. “Descolorações roubam a massa capilar das madeixas, contribuindo para o seu afinamento”, completa J. Alvim, hairstylist do Hi Salão (SP). A boa notícia é que, sim, existem soluções fáceis para resolver a questão. Te contamos a seguir como dar volume aos cabelos e deixá-los mais soltinhos e encorpados:
Lavagem sob medida
Prefira usar xampus transparentes específicos para dar volume – fuja dos cremosos e perolados, que deixam os fios pesados. “O ideal é pular a etapa do condicionador ou passar pouca quantidade somente nas pontas”, aconselha Sandro Cassolari, hairstylist do Square Hair & Care (SP), que lembra que a temperatura da água deve ser a mais fria possível, para não acionar o gatilho da oleosidade.
Secador, um poderoso aliado
Jogue o cabelo para a frente e seque da raiz para as pontas. Isso ajuda a “desgrudá-lo" da cabeça, deixando-o mais volumoso. Durante a secagem, vale começar a desembaraçar os fios com os próprios dedos para, só depois, utilizar pente ou escova. “Dessa forma, a umidade é removida e a queda, reduzida”, diz Angélica Pimenta.
Finalize com chave de ouro
Os finalizadores fazem toda a diferença no resultado final! Sprays de volume, mousses e pós modeladores são boas pedidas. Xampu seco também ajuda a levantar a raiz e o babyliss, por sua vez, confere movimento aos cabelos finos. Óleos e cremes pesadões, nem pensar!
Corte e cor
Peça ao seu cabeleireiro para cortar as madeixas em camadas ou desfiá-las – o repicado deixa os fios leves e soltos. Os cortes bob e long bob, como os de Miranda Kerr e January Jones (foto), vieram pra ficar e atendem muito bem essa proposta. Se for colorir a cabeleira, J. Alvim sugere mechas transparentes, que proporcionam leve contraste. “Dão a impressão de que a mulher tem mais cabelo”, afirma.
Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra
Continue com a gente:
- Cortes de cabelo:+100 fotos de novas tendências
- Prender o cabelo: você está fazendo isso certo?
- No poo, low poo e os mitos e verdades sobre essa história de parar de usar xampu
- Um problema chamado frizz (e várias táticas para acabar com ele)
- O ‘milagre’ da multiplicação dos fios! Como fazer o cabelo crescer