O icônico estilista Oscar de la Renta morreu nesta segunda-feira, 20 outubro, aos 82 anos. A notícia, confirmada pelo site oficial do designer, foi anunciada pelo site da ABC News. De acordo com o New York Times, ele morreu em casa na cidade de Kent, nos Estados Unidos, após anos de luta contra o câncer.
Por quase 50 anos, Oscar conduziu impecavelmente sua trajetória profissional. Nascido em 22 de julho de 1932, na República Dominicana, partiu para Madri aos 18, para realizar o desejo de estudar pintura da Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. O début na moda aconteceu sob os olhos certeiros de Cristóbal Balenciaga, seu mentor. Em seguida, se mudou para Paris, onde se tornou assistente da Lanvin Antonio Castillo antes de trabalhar para Elizabeth Arden. Já em 1965, a carreira decolou: Oscar criou a própria marca, uma verdadeira instituição, responsável por vestir celebridades do naipe de Jackie Kennedy. A cidadania americana veio quatro anos mais tarde.
Criatividade, espírito romântico e perfeito entendimento das curvas femininas. Oscar de la Renta sempre foi uma referência, em particular entre as estrelas dos tapetes vermelhos. Uma de suas últimas criações foi o inesquecível vestido de Amal Alamuddin em seu casamento com George Clooney.
O sucessor
Oscar trabalhou o quanto pode e apresentou sua coleção primavera-verão 2015 na Semana de Moda de Nova York. Ciente de sua idade e do câncer - diagnosticado em 2006 -, há meses estava a procura de um sucessor. Nomeou Peter Copping, ex-diretor criativo da Nina Ricci, como diretor de criação pelos próximos cinco anos.