Está noiva? Yeah! Você deve estar se sentindo assim:
E quando os planejamentos para o casório começam, você passa a se sentir assim:
Mas seque as lágrimas! Vai ficar tudo bem. Você não precisa dispor de milhões na conta bancária para ter o seu grande dia, como já contamos em Casamento que cabe no bolso: dicas preciosas para economizar. Reunimos mais segredos para ter o melhor de um casamento barato (uma festa linda, sem fatura-pesadelo).
Seja criativa nos seus convites
Em vez de gastar com convites chiques cheios de frufru (que irão, eventualmente, para a lata de lixo), escolha um modelo que caiba no seu orçamento. Use uma forma criativa de compartilhar a data especial.
Sugestões:
- Origrami: essa empresa australiana imprime direto do Instagram as suas fotos preferidas em cartões quadradinhos superfofos e você ainda pode customizar o fundo com detalhes do seu casamento! É possível pedir um pacote com 36 cartões no site por cerca de 22 dólares e, sim, eles entregam no Brasil;
- DIY: faça você mesma! Você pode editar suas fotos e imprimir em qualquer formato e em qualquer papel, seus convites vão ser muito especiais, é só usar a criatividade. Precisa de inspiração? Temos aqui:
Lista de convidados
Claro, seria ótimo se todas as pessoas que você conheceu em festas da faculdade fossem convidadas para o seu casamento, mas você tem que fazer uma seleção. Em vez de se preocupar em não ofender primos distantes e velhos conhecidos, mantenha o foco em com quem você quer compartilhar seu grande dia.
Sugestão:
- É preciso definir algumas regras básicas - para você, sua alma gêmea e ambas as famílias - e cumpri-las. Qualquer um que ficaria verdadeiramente (e com razão) ofendido, vale uma reflexão, mas o primo de terceiro grau que dá parabéns e feliz natal no Facebook... vai superar.
Fique esperta com o nível alcoólico
Claro que muitos momentos épicos dos casamentos aparecem depois dos coquetéis, mas não é preciso fazer dívidas só para encher a festa de álcool (Quer que as pessoas se lembrem desse dia, não quer?).
Sugestões:
- Pule o brinde com champanhe, é meio fora de moda mesmo. Brindar com vinho ou outro drinque (até água!) funciona muito bem. Os convidados vão se lembrar dos discursos apaixonados, não do conteúdo das taças;
- Use um coquetel próprio (oi dois), isso adiciona um toque pessoal incrível e reduz custos, já que dá para limitar os ingredientes que você vai usar;
- Muita cerveja e vinho. Se você realmente quer reduzir o seu orçamento, pule a bebida cara. Os fígados dos seus convidados vão agradecer.
Repense a sobremesa
Um bolo com oito camadas, quatro tipos de cobertura e flores de açúcar feitas artesanalmente é lindo, com certeza. Mas há muitas outras opções de sobremesa que são tão fotogênicas e saborosas quanto.
Sugestões:
- Tenha um bar de sobremesas. As possibilidades são muitas! Da para ter tipos diferentes de cupcakes, cookies e outras coisas gostosas que irão atrair os convidados. Uma seleção dessas guloseimas sairá muito mais barato que a elaboração de um bolo gigante. Mas, se você sempre sonhou com os recém-casados cortando o bolo juntos, ok, opte por um bar de sobremesas e um bolo pequeno, clássico, com glacê e cereja para vocês se lambuzarem;
- Faça sundaes. Se o casamento for no verão, sorvetes são uma ótima opção de sobremesa porque não custam muito, sem contar que vai ser divertido se cada convidado puder elaborar seu sorvete e cobrir com confeitos.
Aposte em lanchinhos
Vamos enfrentar a realidade, no final da maioria dos casamentos, os convidados estão apenas à procura de água e carona para voltar para casa. Então, em vez de dar um monte de coisas para eles esquecerem, que tal entregar algo mais, digamos, substancial?
Sugestão:
- Escolha Sliders! O tradicional mini-hambúrguer americano fará a alegria de quem dançou a noite toda (e só ficou nos coquetéis). Converse com o seu fornecedor sobre um lanchinho de despedida especial para a viagem dos seus convidados. Todo mundo ganha.