Já ouviu falar de hygge? O conceito - que pode ser tanto um substantivo quanto um verbo - vem direto da cultura escandinava, mais especificamente da Dinamarca, para representar a ideia de conforto e aconchego, valorizando ao máximo os pequenos prazeres da vida.
Para ilustrar a proposta, pense na sua felicidade ao tomar uma xícara de café quentinho, enquanto conversa com seus amigos jogada no sofá da sala. Ou então, imagine a sensação ao desfrutar de um banho de banheira regado a velas perfumadas, ou de dormir repleta de cobertores felpudos e travesseiros fofos. É isso que o hygge, ou hoo-gah, levando em conta a pronúncia, vem pregando por aí.
Se depender das redes sociais, como o Instagram - que já conta com mais de 1 milhão de hashtags utilizando o termo - o estilo hygge, além de fazer sucesso no lifestyle e nas decorações inspiracionais, passa também a ser promessa fashion para o inverno. A musa-mor da trend no mundo virtual é Isabella Thordsen (@isabellath), blogger e dona de um feed invejável, todinho tomado pela vibe hygge.
Hygge na moda: como usar?
Acredite: incorporar o hygge nas produções de moda é mais fácil do que você imagina, basta ter em mente que o conforto funcionará como palavra de ordem por aqui. Ou seja, malhas com modelagem oversized, suéteres e calças de lã, casacos de pele fake, camadas e sobreposições sem moderação fazem parte do plano.
A cartela de cores é neutra: greige, variações de nude, preto, marrom e o azul das lavagens de jeans clássicos, com referência anos 70, preenchem e enriquecem a paleta do hygge. Em matéria de estampas, prints como o xadrez tradicional e os miniflorais também podem ser explorados sem medo.
Quanto às texturas e tecidos, considere praticamente tudo aquilo que possua toque macio e "acolhedor". Meias de lã, casacos volumosos com efeito matelassê e blusões que mais parecem cobertores fecham a conta.
Ah! Não se esqueça dos acessórios. Gorros, cachecois, ponchos, lenços... aproveite o hygge para vestir itens que aquecem e embelezam o look em uma só toada.
Hygge como aposta das etiquetas internacionais:
Para o pre-fall 2017, tanto Chloé, quanto Stella McCartney e Victoria Beckham escolheram o hygge como mote de suas coleções. Atenção para os shapes amplos e tecidos confortáveis, igualmente explorados pelas três marcas.
E aí, pronta para abraçar o hygge neste inverno?
Continue com a gente:
Ainda não acabou:
Ideias descoladas para vestir moletom já!
Como usar botas over the knee?
Quer um visual chique e retrô? Marrom, baby!
Como combinar jaqueta bomber? O melhor do street style ensina