À procura de um item de moda que combine com absolutamente TU-DO no seu guarda-roupa? Que as calças jeans e camisetas brancas nos perdoem, mas os designers do mundo todo ainda não foram capazes de inventar uma peça tão versátil e fundamental quanto a jaqueta de couro.
Boa para aqueles dias em que a temperatura esfriou, mas nem tanto, a jaqueta de couro é um verdadeiro clássico fashion - e um investimento obrigatório com destino garantido: seu closet. Com ela somos capazes de ir da vibe James Dean dos anos 50 ao visual roqueira descolada.
A fim de clarear suas ideias e te deixar profissional nessa missão, listamos aqui alguns dos jeitos mais legais que te ajudarão a saber como usar jaqueta de couro e não correr o risco de cair na mesmice. Pinçamos inspirações de street style e preparamos um verdadeiro guia de modelagens. Divirta-se!
Jaqueta de couro vai bem com peças coloridas e estampadas
Se você quiser apostar em um visual colorido, mas sem chamar muita atenção, use sua leather jacket preta e suavize estampas e cores fortes. Você pode combinar sua jaqueta com macacões – e macaquinhos – estampados, com peças listradas ou até mesmo inseri-la no mix de estampas. Dá aquela quebrada na aparência de caleidoscópio e garante nota dez no quesito elegância.
Top cropped + jaqueta de couro = sucesso!
Uma produção moderna e sexy pede um top cropped. Combine sua blusinha com saias ou calças de cintura alta e arremate com a jaqueta de couro. O look é ousado na medida e não te deixa passar frio na balada – e muito menos naquele date do sábado à noite.
Use a própria jaqueta como top cropped
Blogueiras por aí já deram a letra: a jaqueta de couro tipo biker, aquela bem estruturada e mais justinha na cintura, funciona muito bem como A protagonista da composição. Mantenha a sua com o zíper fechado, e voilá! Eis um cropped de couro que você talvez nunca tivesse imaginado. A receita para alcançar o match? Apostar na saia mídi evasê para sobrar graciosidade.
Casual é o novo preto
Se sua praia são os básicos, entre na onda do normcore sem perder o glamour. Isso acontece com maestria à medida que você une o estilo minimalista de cores como preto, branco e cinza com a personalidade irresistível da jaqueta de couro.
Contraste sua jaqueta de couro com transparências
Para uma pegada fashionista, aposte em tecidos finos e com transparências – vale seda, cetim e todas as modelagens que têm “cara de camisola”. As peças mais fluidas ganham ares hi-lo com a leather jacket. Ah! Acessórios são muito bem-vindos nessas composições (por falar nisso, já viu nossas dicas pra usar excessive jewellery?).
Com jardineira também pode!
A onda 90’s fez as jardineiras voltarem com tudo. Para deixar pra lá o visual “menina do campo” de uma vez por todas, que tal fazer um combo esperto com a clássica jaqueta de couro? O visual saído do túnel do tempo, pede peças de modelagens larguinhas, como as jaquetas de couro oversized.
Use jaqueta de couro com maxi vestidos
Se você for uma defensora ferrenha da tendência boho, pelo menos uns três vestidos longos estão disponíveis pra enfeitar o seu armário. Largue um pouco os quimonos e casaquetos de tricô e arrisque: permita que a jaqueta de couro dê as caras no seu look hippie chic. A gente promete: quando você combinar seu vestidão com uma jaquetinha, vai ser difícil não querer juntá-los, tipo, sempre. Alguém disse look de festival?
Quebre a sobriedade do visual de trabalho com jaqueta de couro
Tudo bem se camisa social e saia lápis são seu uniforme de trabalho, mas ele não precisa ser sem graça, certo? Que tal substituir o tradicional blazer pela jaqueta de couro? O look continua sério, mas ganha um ar muito mais cool. Clutch nas mãos e eis aqui um visu social com bossa.
Jaqueta de couro com perfume grunge
Jeans rasgado, camiseta branca básica, uma camisa xadrez de flanela, coturnos nos pés e, se a temperatura cair, um gorro na cabeça. Pronto, você acaba de aprender a receita para jamais errar no look grunge. O melhor de tudo? A produção faz o casamento perfeito com a jaqueta de couro, que pode ter spikes e outros detalhes metálicos. Kurt Cobain ficaria com inveja.
Bônus: como usar jaqueta de couro de acordo com as modelagens?
Vem descobrir qual tipo é mais a sua cara. A gente vota em todos! As ilustrações são uma cortesia do site Stylight.
Biker: A jaqueta biker possui modelagem acinturada, gola geométrica, botões e detalhes metalizados, alguns bolsos e um zíper característico. É a jaqueta de couro do tipo clássica, muito usada nos anos 50.
Reta: A jaqueta de couro reta tem corte mais simples e não conta com muitos bolsos, aplicações ou detalhes. É o modelo mais básico que você pode encontrar por aí.
Oversized: A jaqueta tipo oversized funciona bem pra quem procura por de conforto acima de tudo. Ela vem em modelagem intencionalmente mais larga. Fica um charme com as mangas arregaçadas, e garante uma produção meio “largada” – de propósito, claro.
Curta: Lembra do lance de usar sua jaqueta como top cropped? A jaqueta de couro curta pode ser tanto tipo biker, quanto respeitar outras modelagens. Costumam ir até a linha do quadril e dão a impressão de alongar a silhueta.
Longa: Mais estruturadas e com corte reto, a jaqueta longa cobre o bumbum, ultrapassando a linha do quadril. Na hora de comprar a sua, preste atenção no comprimento das mangas – o ideal é que elas pareçam feitas sob medida.
Peplum: Ombros bem estreitos e uma modelagem que “abre” no final são o mote da jaqueta de couro peplum. Funciona se sua intenção for de chamar a atenção para os quadris, mas também têm referências românticas. Jaquetas de couro que já vêm com cinto embutido causam o mesmo efeito.
Ainda não acabou!