Encontrar a cara metade pode não ter sido fácil. No fim das contas, Santo Antônio já deu aquela força e vocês decidiram se casar. A missão busca do vestido de noiva ideal é a próxima etapa. Oi? Não sabe por onde começar? Sem pânico. É ok não ter um painel de inspirações dedicado ao tema no Pinterest. Nós ajudamos daqui, indicando as tendências que começam a pipocar no movimentado mercado dos casamentos.
O vestido de noiva perfeito em quatro conselhos
As estilistas Daniela Vidiz, Danielle Benício e Cecilia Echenique compartilham preciosas pílulas de sabedoria para escolher o vestido perfeito. Transforme-as em mantras:
• Um bom começo: seja fiel à sua personalidade.
• Tenha uma ideia original. Feche os olhos e imagine o vestido que você deseja. Não vale pensar naquele modelo da revista.
• Escute apenas uma opinião alheia. Escolha uma pessoa confiável – e um tantinho imparcial – para te ajudar na decisão ao invés de fazer uma enquete com mãe, amigas, madrinhas. “Muitas pessoas não ajudam, pois cada opinião é única”, comenta Danielle.
• Conheça seu corpo. Filtre as opções para encontrar peças que valorizem suas formas. “A noiva precisa ter muita consciência do modelo ideal para o corpo dela” afirma Cecilia.
A renda 2015 é mil
O vestido de casamento de Grace Kelly em 1953? Rendado. Kate Middleton em 2011? Rendas também. O amor das noivas por rendas é antigo. A receita para atualizar a trama? A estilista Danielle Benício coloca suas fichas no patchwork de rendas francesas. "Gosto do trabalho de mistura de rendas complementares. Na maioria delas, um único desenho se repete, então a mistura me permite criar uma só minha”, explica. O mix de desenhos no tecido também é a aposta de Cecilia Echenique, que tem um ateliê em São Paulo: “[Gosto] da aplicação de rendas de diferentes tipos dando uma cara de roupagem antiga", complementa.
Something old...
Por falar em roupagem antiga, outra tendência forte é reviver o passado em pleno altar. Julia Golldenzom, estilista baseada no Rio de Janeiro, resolveu misturar referências dos anos 20 e 70 na sua coleção desfilada no Bride Style 2014 – pense em franjas e cintura baixa convivendo com macramês e rendas, tudo em uma modelagem contemporânea para fugir do visual datado (afinal, ninguém quer olhar para o álbum depois e perceber que seu vestido tinha um quê de fantasia de época).
Sai o bolo, entra o boho
Saias com volumes exagerados estilo "bolo" cedem espaço para cortes mais próximos ao corpo e soltinhos, fenômeno que tem uma explicação simples: o crescimento da procura por cerimônias mais modernas e fora da cidade. “Cada vez mais noivas estão se casando perto da natureza, longe das metrópoles e durante o dia (...) e buscam um estilo mais despojado, com mais fluidez e detalhes inusitados.”, comenta Cecilia."Não é bolo, é boho", brinca a estilista Daniela Vidiz, que veste muitas noivas que preferem montar o altar no campo ou na praia e procuram modelos que fujam do tradicional Cinderela. Um toque retrô aqui e ali com seda, georgette e rendas francesas e modelagem leve são a solução.
O novo branco
Em 2014, o off-white deu um chega para lá no branco tradicional. Dani Vidiz percebeu que muitas noivas estão perdendo o preconceito com as cores. Em 2015, a paleta só vai crescer – mas, calma, nada de vermelho ou amarelão. Azul bebê, rosé e nuances clarinhas devem ganhar espaço em cerimônias por aí, principalmente fora da cidade. "Tons pastel vão muito bem no campo e na praia, combinam com o ambiente da festa." completa.
Aumente o volume
A designer Danielle Benício profetiza: 2015 também vai ser o ano da volta dos volumes nos vestidos de noiva. "A volta do glamour de uma cauda poderosa, um volume na parte de baixo do vestido, algo mais imponente". Pense em modelos semi-sereias, ou com a roda do quadril um pouco mais aberta, mas sem perder a fluidez. Para garantir o movimento do vestido e deixá-lo mais leve, Danielle dá a dica: "Aposto na organza de seda pura e seda chanel."
Separados pelo casamento
Quem deu a letra foi a socialite americana Olivia Palermo que se casou de...shorts. Um cashmere levinho, saia de tule e shortinhos por baixo compunham o look Carolina Herrera que ganhou menção honrosa no quesito originalidade. Uma das tendências mais inusitadas para o ano? “Acredito muito na opção two-pieces: as noivas estão inovando e a ideia tem tudo para ganhar força”, comenta Daniela Vidiz. A estilista Luciana Alves, dona da Santa Madre, apostou em peças separadas + volume. No seu desfile do Bride Style 2014, as saias giga de tule ou tafetá faziam o contraponto com tops justinhos, abusando da renda aplicada (olha ela aí de novo!) e transparências. Para ficar de olho!
Mais inspirações? A gente tem sobrando!
E não para por aí, não, noivinha! Olha só:
- Porque você vai querer um naked cake no seu casamento
- O cabelo do grande dia? Cola lá no nosso especial de penteados para noivas
- Noiva high-tech: todas as dicas para arrematar o vestido de noiva pela internet
- A memória do seu grande dia é assunto sério! Saiba como contratar o fotógrafo para o casamento