Andrea Sierra Salazar tem apenas 17 anos e em fevereiro recebeu o disgnóstico mais triste da sua vida: câncer.
Quando o tumor maligno foi descoberto na região do pescoço, a vida de Andrea se tornou uma verdadeira odisséia. Ela teve de interromper a escola e se submeter aos tratamentos de quimioterapia. Logo, a moça começou a perder cabelo.
Em uma entrevista para o BuzzFeed, Andrea fala um pouco de sua experiência “Antes da quimioterapia, eu era uma pessoa muito confiante, mas quando meus cabelos caíram, eu não me sentia confortável com o que eu via no espelho".
Andrea sempre quis ser modelo, e já que não podia ir à escola, sua mãe Adriana passou a contatar fotógrafos – escreveu para eles sobre a doença de sua filha e do amor que ela tem pela modelagem. O resultado não podia ser outro: muitos fotógrafos aceitaram fazer uma sessão de fotos com a jovem.
No início, Andrea não conseguia ficar em frente às câmeras sem peruca – mas a timidez durou pouco. Ela fez uma linda sessão chamada “princesa sem peruca” com o fotógrafo Geraldo Garmendia.
Andrea compartilhou o ensaio fotográfico na internet e escreveu: "O câncer não me impede de ser uma princesa". Ela revelou que suas fotos eram também para incentivar outras meninas e mulheres que sofrem de câncer.
"Eu vejo essas meninas e logo percebo em seus rostos que elas perderam a autoconfiança. Eu quero que todas saibam que o cabelo ou atributos físicos não definem quem elas são. O que realmente conta é sua beleza interior, a maneira como você trata os outros. Se você é uma pessoa legal, seu exterior vai refletir isso", diz a jovem.
Texto escrito por @compergeovana e editado por @cicaarra
Temos mais:
- Sobrevivente de câncer recupera a confiança ao cobrir cicatrizes com tatuagens
- Crianças com síndrome de down retratadas como pinturas famosas provam que todo mundo é uma obra de arte
- Em belo e inusitado ensaio, fotógrafa registra infância das filhas e ajuda a empoderar mulheres