Conhece aquele ditado “o clássico nunca sai de moda”? Então, é exatamente nessa categoria que colocamos o VANS Authentic e o All Star Chuck Taylor. E nós podemos apostar que no seu armário – esse aí mesmo, que está todo bagunçado – tem pelo menos um desses modelos. Você vai gostar ainda mais deles depois de ler as curiosidades a seguir.
All Star Chuck Taylor
- Esse modelo, exatamente como é hoje, foi criado pelo jogador de basquete Charles “Chuck” Taylor, em 1921. Ele sugeriu duas mudanças no calçado original: reforço no calcanhar, para melhorar o apoio, e fissuras no solado, para ser menos escorregadio. Tudo em prol dos jogadores.
- Chuck foi contratado para rodar os Estados Unidos e convencer treinadores e jogadores de basquete a adotar o tênis assinado por ele.
- O tênis original, criado por Chuck, era preto e passou a ser produzido em diferentes cores para combinar com as camisas dos times.
- O All Star Chuck Taylor dominou as quadras até os anos 70, quando a Nike colocou uma tecnologia mais avançada no mercado.
- Em 2003, a Converse foi incorporada pela Nike.
- 160 países já atingiram a marca de 1 bilhão de pares de All Star Chuck Taylor vendidos.
- Custa R$ 110.
VANS Authentic:
- O nome original do VANS Authentic é Deck Shoes e ele foi o primeiro modelo criado pela marca.
- A VANS era a única empresa da época (anos 60) que produzia e vendia seu produto diretamente para um público específico.
- Esse público eram os skatistas, que viraram fãs do calçado por causa do solado vulcanizado*, principal diferencial da marca, que ajudava nas manobras por ser mais resistente e durável.
- Na verdade, os próprios skatistas foram os responsáveis pelo nome VANS. A marca originalmente foi chamada de VAN DOREN RUBBER COMPANY, adotando o sobrenome dos irmãos Paul e James Van Doren, fundadores da empresa.
- Além dos dois irmãos, ainda havia mais outros dois sócios e um deles se tornou maratonista para poder testar os protótipos de tênis.
- Em 2016, a VANS comemora 50 anos desde a criação do modelo Authentic.
- Custa R$ 300.
*A vulcanização do solado é um processo no qual a borracha é aquecida para que fique mais resistente.